segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Indumenti

 Voltemos no tempo , como e de onde as roupas surgiram ? Esta é uma duvida que podemos tirar no período pré histórico, começando com o Paleolítico ( 2O.OOO a.C ) .
     Foi exactamente neste período onde surgiu a primeira roupa do ser humano, era uma mistura de elementos naturais, folhas vegetais e pele de animais, mas , a ideia principal era proteção. A roupa dependia do ambiente , devido, claro, aos materiais que eram desenvolvidos ali, um exemplo que vocês irão ficar arrasadas é o povo que vivia na região norte, obviamente muito frio, utilizavam carne de rena e urso como roupa (#ladygaga), pelo conforto , para que haja durabilidade e impermeabilidade na carne , eram despejadas óleo e gordura animal ( Ok também não consigo imaginar como eles tinham coragem de usar esta belezinha MAS, era o que tinha para a época , dêem graças por serem a geração Z ) , para se abrigar do frio , como  dizia , a pele, os acessórios eram utilizados como dentes de animais, conchas e lascas de minério, e por fim para prender as roupas ( chamamos de " aviamentos " ) eram utilizados nervos, tendões e fios de crina.
   MAS como tudo na vida evolui , chega o período Neolítico (
11.OOO a.C ) e da inicio a cultivação de linho para desenvolvimento de tecelagem , eu diria um grande avanço tecnológico . Esta cultivação de linho dependeu da mudança e desenvolvimento intelectual do ser humano, também pela invenção de materiais de caça.
    efectuando linho, chegou a
Idade do Bronze (3.3OO a.C ) , extremamente mais avançada a produção de tecidos  estava sendo efectuada , assim, permitindo a criação das primeiras peças , ex : saia, sobreposições, uso de ornamentos ( ornamentos: franjas, sementes, conchas, garras, dentes de animais e pedras coloridas ) .
   Meninas(os) , acredito que para ter noção de moda, é necessário saber sua historia, desde como foi feita a primeira fibra , até as tendências que estão em alta hoje . Viram de onde vieram as
franjas? hoje é o que mais gostamos de usar certo ? :) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário